-
Arquitetos: NADAAA
- Área: 4800 ft²
- Ano: 2008
-
Fotografias:John Horner
-
Fabricantes: Nuprotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um antigo hall bancário, Banq se divide em dois segmentos: um bar e um restaurante. O projeto do espaço foi pensado a partir da relação do forro com o piso. Se o piso tem que ser flexível para as atividades em constante mudança do espaço do restaurante, então o teto, por sua vez, deve conter programas fixos que fazem parte da infra-estrutura do edifício - a estrutura, drenagem, equipamentos mecânicos, sistema de incêndio, iluminação e sistemas acústicos.
Desenvolvemos um sistema de compensado de bétula estriado no eixo longitudinal que esconde os sistemas superiores ao mesmo tempo que cria uma espécie de copa virtual sob a qual se pode jantar. A geometria das ripas de madeira está em conformidade com os equipamentos localizados acima delas, mas também são arredondadas para suavizar a relação com outros equipamentos. Os pilares e o depósito de vinho, no meio do salão, servem para manter a ficção, e parecem estar suspensos do teto. Se o eixo longitudinal enfatiza a superfície sem costuras, as vistas laterais oferecem vistas parciais do espaço de serviço acima, e desmistificam a ilusão.
Para enfatizar esta estratégia, certas áreas do teto "descem", reconhecendo e acompanhando a localização da sinalização de saída, características de iluminação e outros detalhes. Abaixo do forro, os elementos funcionais que demanda um espaço de jantar são fabricados com madeira e bambu laminado, amplificando o efeito das faixas de madeira em todo o espaço. As estrias do piso, os móveis e o teto trabalham juntos para criar um efeito total.